Reservas
+55 48 3284 - 1789
Reservas

Artesanato

A Pousada da Vigia executou o projeto de inserção de itens do artesanato regional em diversas áreas do empreendimento, com o objetivo de valorizar a nossa cultura através do artesanato de Santa Catarina como produto diferencial na hotelaria. Peças artesanais com acabamento cuidadoso, que utilizam tingimentos e matérias-primas naturais como, algodão, seda, argilas, fibras, madeira e sementes, resgatando e promovendo a cultura de Florianópolis, e levando o turista a uma viagem pelo universo cultural do lugar.

  • dsc00297
  • fabiana

Na decoração e no enxoval dos apartamentos foram utilizados manta em tear com fio de algodão tendo como acabamento sementes de garapuvu*(árvore símbolo de Florianópolis), contrastando com as fronhas em tecido 100% algodão com cores fortes. Na parede quadro e arandelas utilizando o bambu e fibras.

Mantas em tear mesclando fios de algodão e seda com acabamento em sementes de açaí, confeccionado em tear manual por artesã do Norte da Ilha de Florianópolis. Nas paredes mandalas trabalhadas em madeira, pedras brasileiras e cristal quartzo. Arandelas em madeira com técnicas de pátina, decapê e fibras de côco.

Na área social o destaque é para as cerâmicas feitas de pura argila, com uma técnica muito antiga chamada “brunido”, que utiliza pedras e sementes para seu polimento e depois queimadas a 800 graus, retratam o Boi de Mamão, folclore da ilha, uma das manifestações mais populares do litoral Catarinense, assim como o cavalinho, cabrinha, vaqueiro, bernúncia, maricota, figuras do folguedo popular. É uma versão catarinense dos folguedos do bumba-meu-boi tão conhecido no Norte e Nordeste do Brasil.

As velas luminárias são produzidas artesanalmente com técnicas de produção que mesclam texturas, cores e formas. Destacam elementos da cultura açoriana como a renda de bilro, e o cipó São João, retirado da Mata Atlântica de Florianópolis, cuja finalidade era apenas fazer balaio, hoje complementam a decoração das peças do artesão.

* É uma das espécies nativas de mais rápido crescimento e que produz anualmente abundantes frutos e sementes. Frequente nas matas de encostas semidevastadas, situadas próximos ao litoral.

Fechar